6 de abril de 2012

O Suricata

O Suricata é um pequeno mamifero, de pêlo acastanhado, nativo do deserto do Kalahari e o seu nome significa "gato das pedras".
O seu corpo tem de 22 a 30 centrimetros e costuma pesar uns meros 700 gramas.
Possui garras afiadas que lhe permite escavar e dentes afiados para conseguir penetrar nas carapaças das suas presas.

Outra característica distintiva é a sua capacidade de se elevar nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.
O Suricata pode ser enontrado na Africa do Sul, Angola e Namíbia.
Frequentemente o seu habitat são as planícies secas dos desertos africanos onde o ar é muito arido e com pouca vegetação.

Normalmente o Suricata alimenta-se de insectos como borboletas, larvas de escaravelhos e afins, mas também ingere aranhas, escorpiões, ovos, matéria vegetal e alguns pequenos vertebrados.
É relativamente imune ao veneno dos escorpiões, sendo estes, um dos alimentos que mais apreciam.

Curiosidades:
Eles observam tudo que ocorre à sua volta, como por exemplo, a aproximação de algum outro animal perigoso ao grupo. Além disso, caso algum indivíduo adoeça, todos os outros permanecem próximos a ele, em um acto solidário.

Os círculos escuros ao redor dos olhos do suricata reduzem o brilho do sol.As fêmeas dão à luz até 4 filhotes por ano em uma toca de procriação.
Cada suricata possui marcas distintas nas costas.

O suricata é bem conhecido pelas crianças por ter sido o personagem “Timão” que fez dupla com o javali “Pumba” em uma das mais famosas produções da Disney: “O Rei Leão”.



Fonte: (http://ap12aanimais.forumeiros.com/t38-suricata)

Um comentário: